My Photo
Name:
Location: London, United Kingdom

Tuesday, August 09, 2011

Uma leitura dos focos de revolta no Reino Unido.

Achei este depoimento num texto do publico.pt, e tenho a certeza que retrata a realidade daqui.

“Não temos trabalho, não temos dinheiro. Ouvimos dizer que algumas pessoas estavam a conseguir coisas de borla, porque não também nós?”, perguntava-se E.Nan, um jovem com um boné de basebol em Hackney, citado pela Reuters. (via publico.pt)


(fonte: bbc.co.uk)


Esta é a verdade: pessoas que não aceitam trabalhar em outra coisa que não a que foram "treinadas". Emprego tem. O pessoal do curso de inglês que estou fazendo vem de outros países (lógico), não falam inglês direito (obvio) mas conseguem emprego sem problema. E tem gente aqui desempregada a 5 anos, muitos jovens recem formados, alegando que é "por causa da crise". Mas vão se dar ao respeito (pra não usar a frase clássica de dar o __ para quem tem tempo porra!)

Aqui no Reino Unido as famílias recebem casa e tudo, mas TUDO, do governo e numa pequena crise enlouquecem... (sério, pequena comparada ao que o Brasil VIVEU e ainda vive e Portugal e Grécia estão vivendo (hiperlink: acabou o dinheiro da União Europeia e agora descobriram que não fizeram nada para fazer dinheiro).

Aqui tem gente que vive a VIDA INTEIRA a custa do governo.

Eles reclamam de pagar universidades, mas vocês sabem quanto? 7.000 libras (21.000 reais) ao todo. Muito menos que as privadas no Brasil, e o preço que paguei o meu mestrado em Portugal. E tem financiamento pra isto. Se você souber para que serve uma universidade, este dinheiro se tira em 1-2 anos de trabalho no que se ganha a mais. Se esta fazendo pro fazer, vai procurar emprego que é melhor.

Em tempo: trabalho é diferente de emprego. Trabalhar é oferecer serviços, ideias e conhecimento em troca de dinheiro. Emprego é algo que se tem pq não se tem dinheiro, e portanto não estamos nem ai pra ele.

COMPROMETIMENTO POH!

Estes são efeitos de um nanny-state como é o Reino Unido. Eles (governo) tiram as crianças de casa o quanto antes, para ensinar, pois devem pensar que os pais não sabem (e a maioria não sabe mesmo) como fazer, e controlam tudo (3 dias sem ir a escola uma patrulha vai a casa ver o que aconteceu).
Tem escolas tirando gramática do currículo, pois "se aprende na vivência como falar inglês." As escolas estão precupadas com os "A"s (o equivalente ao vestibular) e param de preparar para a vida.

NÃO SABEM TROCAR UMA LAMPADA OU APERTAR UMA TORNEIRA, E PAGAM UMA FORTUNA PARA OS EUROPEUS-ORIENTAIS QUE VEM PRA CÁ A PROCURA DE EMPREGO E SABEM COMO FAZER (muitos médicos e engenheiros que aceitam trabalhar como encanador e eletricista pq não tem medo do trabalho) !

Estes são alguns dos problemas que leveram a ao atual panorama de pseudo-revolta daqui. Daqui uns dias passa, tenho certeza. Ai todos voltam a reprimir o que sentem e voltam a ser o GADO que são, até a próxima vez que a tampa da panela de pressão estourar! Os advogados daqui vão dizer que o governo deve perdoar os manifestantes (a exemplo do que aconteceu no protesto das universidades onde quebram lojas e foram presos, mas ficou tudo em "aguas de bacalhau").

No rádio aqui muitos dos depoimentos falam isto, então sei que não estou só nos meus pensamentos, só os conectei.

Lembro, isto é minha visão sobre a situação, posso estar enganado, mas sinceramente penso que não...

Opinem, por favor!!!

2 Comments:

Anonymous Camila said...

NAO!! Voce realmente nao esta enganado!!!!!!! O texto disse TUDO!! -eh exatamente o q acontece e as pessoas q nao vivem ou nunca passaram pelo Reino Unido nao imagina q eh realmente assim!!! Otimo texto!!

11:35 am  
Blogger Iluminador said...

Bem lembrado Sara. Mas devemos lembrar também que tudo começou como um protesto contra a morte de 1 pessoa pela polícia e está passando por este caos que não se sabe o que vem da onde. Como você disse, protestar é preciso, mas isto é vandalismo!

1:52 pm  

Post a Comment

<< Home