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Thursday, August 11, 2011

A força da minoria - regra dos 10% - e o marketing


Outro dia me chamou a atenção em um jornal local (Londres) a divulgação de um estudo sobre algo que a muito acreditava.
Quando se trabalha em marketing expressões e nomes como formadores de opinião, chefes de família, professores, lideres de equipe, etc, etc aparecem como solução mágica para campanhas sem verba, mas sem muita gente saber como elas se refletem realmente. Algumas campanhas publicitárias acabam se tornando virais, onde todos enviam o video por facebook ou twitter, e peças fantásticas ou com gosto duvidoso (Hyperlink: A Nissan é campeã na categoria gosto duvidoso) tomam conta da rede. Porque isto acontece?

Regra da Minoria
"Se apenas 10% da população tiverem algo que acreditam fielmente estas crenças serão adotadas pela maioria." (fonte) e (fonte2)


Portanto se você focar sua campanha em um grupo minoritário pode levar suas ideias a maioria. Pessoalmente considero a acensão do PT ao governo no Brasil um perfeito exemplo disto. Um partido representado por uma minoria de pessoas, mas devotos fieis da ideia. O resultado está ai, quer concordemos ou não com o governo. Se avaliarmos muitas campanhas políticas, muitas empresas e muita publicidade veremos esta regra de ouro.

Iep, por mais louco que parece, é isto mesmo que o estudo diz. Mas o truque está nas palavras "acreditar" e "fielmente". Cliente fiel é o objetivo do marketing de relacionamento, e relacionamento cria laços de verdade entre a marca e consumidor. E nisto me pergunto: Por que alguns gestores tem tanta dificuldade em ver isto?

Fidelizar e relacionar: Estas são as palavras mágicas

Mesmo assim empresas continuam a gastar milhares, milhões e bilhões com a formula TV-RADIO-JORNAL-OUTDOOR (agora entrou internet na conta, mas só porque todos falam, pois a maioria das agências tradicionais e dos clientes não tem a menor ideia do que isto significa) para atingir a maioria. A indústria da propaganda agradece. Eu discordo: É momento de repensar a publicidade, rever ideias e abrir a mente.

Qual a sua opinião sobre isto?


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