My Photo
Name:
Location: London, United Kingdom

Wednesday, August 24, 2011

As piadas do legislativo - Vereadores de Santa Maria - RS

A alguns dias é motivo de conversa em Santa Maria, RS, minha cidade natal, a questão do aumento de vagas para vereadores na cidade. Estou acompanhando a questão a distância, e com desgosto do que vejo. Explico.

A internet se mostrou um meio bastante útil em repassar a ideia do povo. O perfil do utilizador de redes sociais, jornais on line, etc, etc não é construído somente com adolescentes nerds ou adolescentes que querem marcar encontros pela internet, ao menos é bom explicar o óbvio, pois parece que os vereadores de Santa Maria não sabem disto.
E mais, como a internet é um meio de comunicação democrático (pasmem, já foi um meio de elites, mas favelas com acesso a internet, celulares e o bom índice de alfabetização do pais derrubaram isto e na internet) TODOS são fontes e TODOS podem falar sua opinião, ao contrário do trio TV, RÁDIO, JORNAL. Muitos políticos parecem demonstrar um medo a isto, com comentários redutores a questão. Algo como verdade, público, etc... deve assustar. Aqui vai a cópia da matéria que encontrei no facebook postado pela minha amiga Paula.


Bom, posso estar enganado, mas pelo que entendi quem irá votar pelo aumento de vereadores são os próprios vereadores. Fantástico isto, ter um emprego onde teu voto decide quantos mais serão contratados de novo, e até mesmo qual o salário.
Até onde entendo o certo seria fazer um plebiscito sobre esta questão, e perguntar AO POVO, que paga e recebe os serviços de seus FUNCIONÁRIOS (ao menos o nome funcionário PÚBLICO se refere a isto) se nós queremos ou não mais "REPRESENTANTES". Interessante estes representantes preocupados com eles mesmos, e não com a opinião do povo...

Peço aos amigos advogados e juízes que me ajudem. Quanto num caso onde existe CONFLITO DE INTERESSE, ou seja: quando você ganha ou perde com a questão, o seu depoimento torna-se inválido, pois ele torna-se tendencioso consciente ou inconscientemente. Está certo isto? Mas na política está valendo então, vamos votar o nosso, garantir vagas mais nas próximas eleições e assim ter mais chance de permanecer "representando" este povo. Que maravilha.
Pergunto mais, comentários como SENSACIONALISMO da imprensa, proferidos pela Vereadora Sandra Rebelato, levam mais e mais questões, já que a discussão se faz na internet, e os meios estão relatando milagrosamente com grande imparcialidade a questão.

Postei no facebook palavras fortes, mas verdadeiras. No caso:
Alguém me ajuda a explicar a estes ignorantes (vide tio aurélio se ficar ofendido, que um pouco de luz as trevas da ignorância que estão demonstrando ajudará a compreender, e quem sabe e já leiam mais umas palavras como RESPEITO, REPRESENTATIVIDADE, etc, etc...) a regra da minoria, postei lá sobre ela!

Então, o lá é aqui, e o post da regra da minoria está aqui para ser lido. E trago a pergunta (pois ela é muitas vezes mais importante que as respostas): será esta realmente uma "minoria sensacionalista", onde espontaneamente responderam mais de 2.200 pessoas a questão de um amigo no facebook se você é contra ou a favor do aumento de vereadores em Santa Maria, e quase a TOTALIDADE dos 2.200 votos foram CONTRAS.


Vejamos: 2.200 respostas em 1 perfil, apenas divulgado entre amigos, sem obrigatoriedade da resposta não dá pra ser considerado como SENSASCIONALISMO da imprensa. É no mínimo algo para se pensar. Com um pouco de raciocínio a sensatez colocaria parte dos 6 funcionários com CC (cargo de confiança, ou seja, SEM CONCURSO, que vão na onda da eleição do vereador) para pesquisar sobre isto. Dá uma olhadinha quanto custo um vereador em Santa Maria.


Isto pesa nos cofres de uma pequena cidade. Seria mais fácil aplicar este dinheiro e fazer constantes plebiscitos a questões de interesse público que com certeza o povo estará melhor representado. E ai aproveito para postar um video que não deveria se cansar de ser repetido, sobre parlamentares na Suécia. Detalhe, DEPUTADOS DO PAÍS!





Tenho a certeza que este post trará mais perguntas que respostas, mas isto é o que precisamos. Tem mais informação no Blog da Paula (uma amiga minha, que levantou a questão).


Abraço a todos!


0 Comments:

Post a Comment

<< Home