My Photo
Name:
Location: London, United Kingdom

Saturday, February 04, 2012

Foto da tempestade em Santa Maria ... Como é bom ver o que estudamos se confirmar mais e mais...



Ontem eu vi uma foto postada no Facebook sobre uma tempestade chegando em minha cidade natal, Santa Maria - RS. A foto é incrível (abaixo), e me fez pensar na minha dissertação de mestrado... Lá nos idos de 2003 estudei a presença de produtos culturais brasileiros na grelha de programação da televisão portuguesa, e das teorias que embassa isto está a da Proximidade Cultural. No caso algo como as audiências tendem a preferir primeiro os conteúdos locais, passando depois para os regionais, nacionais e então os internacionais.

(foto por Guilherme Escosteguy)

Mas o "Q" da questão que levantei passa também pela qualidade da informação, que define a então superioridade de produto cultural brasileiro na grade de programação portuguesa porque faltava técnica, conteúdo, matéria prima e equipamento para competir em qualidade com os produtos de um circulo mais distantes (no caso o Brasileiro - Região geo-linguistica de Pertugal, se sobrepunha aos portugueses, Local).

Como as fotos estão show (conteúdo, técnica e equipamento presentes são mais que suficientes para um resultado impactante) o pessoal da cidade compartilhou em massa, com mais de 1000 shares só numa das 3 fotos, e crescendo. No lugar de fofoca do BBB 4974, do Eu sou assim, me vêem assado e meus vizinhos me vêem acolado, foto incrível do cachorro com o periquito ou etc, a foto da cidade está encabeçando a minha timeline. Querem comprovação maior que esta?

Fantástico ver tuas ideias comprovadas na prática, mesmo anos depois disto. Não sou ligado a acadêmia e acredito na vida prática (teorias aplicadas), mas ver que aquilo que você pensou se mostra certo ano após ano é ótimo.

P.S.: Tem um gostinho também que a foto foi tirada na sala logo abaixo do meu antigo projeto, a agência one2one Brasil, ou seja, era minha vista diário da minha mesa de trabalho :D.

P.S.2: É bom ver conteúdo de verdade ser partilhado no Facebook, mas nem me iludo que vire regra. A moda é falar de cantor e tudo "importante" da vida....

Labels:

3 Comments:

Blogger Iluminador said...

Só por curiosidade, foi terminar o texto e postar que as merdices já tomaram conta de novo... é a vida...

5:39 pm  
Blogger Iluminador said...

Já esta com 1500 posts... ta rolando... Mas acho q o Face tira de pauta assuntos, do tipo, preferencia pra novo se algo se repete muito...

10:08 pm  
Blogger Iluminador said...

2400 posts... e hoje já vi um dizendo (ou dando a entender) que a foto é dele... ridículo, mas a humanidade é assim...

8:42 am  

Post a Comment

<< Home